quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

[30] HUMBERTO DE MARACANÃ E MARACANÃ DE HUMBERTO: CULTURA E BUMBA MEU BOI DE LUTO NO MARANHÃO - [21jan2015]


CULTURA E BUMBA MEU BOI DE LUTO NO MARANHÃO

(24 fotos no facebook)
https://www.facebook.com/ronaldalmeida.silva.1/timeline/story?ut=43&wstart=0&wend=1422777599&hash=-5595531348549224402&pagefilter=3

Boiada na contramão da Av. Casemiro Jr no dia da Morte do Grande Mestre Humberto de Maracanã [19jan2015]
Nossas Homenagens

No início da noite em que o fabuloso mestre do Bumba Boi do Maranhão – HUMBERTO DE MARACANÃ – faleceu, um fato insólito ocorreu no bairro do Anil: uma manada de quase 10 bois percorria, pachorrentamente, na contramão da Av. Casimiro Jr, uma das mais movimentadas da região Metropolitana da Grande São Luís. Lá ia a tropa bovina na sua lentidão de costume, como se fosse em direção à Av. Santos Dumont, para daí


pegar a BR-135 e chegar ao Maracanã, para dar o urro final em homenagem ao Grande Guriatã, criador, mantenedor e promotor cultural do Batalhão de Ouro do famosíssimo Boi de Matraca do Maracanã.


Não é pra fazer piada, mas me pareceu uma cena do realismo fantástico de um conto de Gabriel Garcia Marques ou de Jorge Amado. Assim que dobrei o sinal em frente ao Posto de Saúde do Anil deparei-me com a BOIADA, por volta das 18:15h e quase não acreditei no que via!!! Vejam as fotos e sintam o clima.
Homenagem Toponímica
Como homenagem ao Grande Guriatã, recomendo aos Vereadores de São Luís fazer uma homenagem definitiva ao Humberto do Maracanã: passar uma lei toponímica municipal, alterando o nome do bairro e antigo povoado onde ele sempre residiu e elaborou as maravilhosas toadas e onde está agora sepultado, que deveria passar a ser denominado de MARACANÃ DE HUMBERTO. Homenagem similar já foi feita em São Luís, quando mudaram o nome da Rua de Nazaré para Rua de Nazaré e Odylo, destacando assim o casal amoroso que formavam a doce Nazaré e o considerado escritor, poeta e jornalista maranhense de expressão nacional, Odylo Costa, filho.
Que Humberto e o Maracanã se entrelacem e se abracem um ao outro - para sempre - na memória dos maranhenses e na toponímia de São Luís.
Minhas homenagens às famílias e sua numerosa prole de 28 filhos, dezenas de netos e centenas de toadas magníficas.

Ronald de Almeida Silva.
São Luís Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, MA; 19jan2015
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

Morre Humberto de Maracanã, ícone do bumba meu boi no Maranhão
Ele morreu de falência múltipla dos órgãos nesta segunda-feira (19jan2015). Humberto era cantador do bumba meu boi de matraca 'Boi de Maracanã'
Fonte: Portal Globo G1
19/01/2015 18h22 - Atualizado em 20/01/2015 11h31
http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/01/morre-aos-75-anos-humberto-de-maracana-icone-do-bumba-meu-boi-no-ma.html

[São Luís, MA] Morreu, aos 75 anos, às 16h10 desta segunda-feira (19jan2015), em São Luís, o cantador Humberto Barbosa Mendes, do bumba meu boi de matraca "Boi de Maracanã". Ele estava internado no Hospital Carlos Macieira desde o dia 13 de janeiro com um quadro de infecção generalizada e veio a óbito por falência múltipla dos órgãos em decorrência de choque séptico, segundo o hospital.
De acordo com a família, Humberto passou mal quando estava em casa, na última terça-feira (13), e foi levado às pressas para o hospital, onde deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ficou sob "sedação" e "ventilação mecânica". Ele havia passado por uma cirurgia de amputação da perna esquerda, apresentou melhora após o procedimento, mas permanecia em estado grave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário