quarta-feira, 2 de outubro de 2013

[2] JOSÉ CHAGAS – O FILME E O HOMEM - ACADÊMICO E POETA

JOSÉ CHAGAS – O FILME E O HOMEM

De: Ronald de Almeida Silva
Para: Joaquim Nagib Haickel

PREZADO AMIGO JOAQUIM HAICKEL

Ontem (01.out.2013), no Cine Praia Grande – recinto cinematográfico da VII FELIS – Feira do Livro de São Luís, tive oportunidade de assistir novamente ao documentário sobre o lavrador de palavras JOSÉ CHAGAS.

O seu documentário sobre o nosso querido Poeta é tocante, muito bem realizado, com excelente timing, produção, direção, roteiro, narração, fotografia e design. Quanto mais o vejo, mais gosto. Os depoimentos de amigos e admiradores enobrecem e dão mais tempero fílmico à narrativa e ajudam a ver as inúmeras facetas desse homem policrômico.

Além da vida e obra de JOSÉ, temos em seu documentário uma sutil linha do tempo, uma viagem en passant por esta São Luís cidade patrimônio mundial que, resistindo bravamente ao longevo descaso das autoridades e ao desprezo renitente de muitos ludovicenses, permanece altiva em sua lenta decadência como centro econômico, parecendo perseguida por um destino de ruínas, vazios e silêncios, tal como sua desterrada irmã, Alcântara. Ou não?

JOSÉ CHAGAS – um excepcional protagonista e personagem contemporâneo do mundo real da poesia, da literatura e da cidadania – nos comove a cada minuto, do começo ao fim, com sua complexa e sofisticada simplicidade de camponês urbano. Sua história de vida, sua biobibliografia nordestina, sua universal visão de mundo nesse mundo conturbado por tantas e tamanhas mediocridades célebres e tantas e infindas violências de todos os naipes, demonstram claramente que o Poeta é também Homem de carne e osso com as eternas dores do parto: o parto de nascer e o parto de partir para a eternidade. Mas, apesar da marcha inexorável da ampulheta da vida, esperamos que o nosso querido JOSÉ CHAGAS continue tocando sua viola nordestina, seu sax e manejando sua pena e sua verve irreverente ainda por muitos anos.

Como sabemos, por meio da sua [JNH] apresentação em dos mais memoráveis CAFÉS LITERÁRIOS que a escritora Ceres Fernandes tem promovido no CCOCf, o documentário sobre JOSÉ CHAGAS é parte de um grandioso projeto da FNH em parceria com a AML: ACADEMIA DA MEMÓRIA, HOMENS E IMORTAIS, por meio do qual estão sendo produzidos outros 23 documentários curta-metragens. Espero que esse projeto seja bem sucedido e que logo o Brasil possa conhecer melhor JOSÉ CHAGAS e outros brilhantes poetas e escritores que engrandecem a literatura e língua portuguesa no Brasil.

Meus sinceros parabéns a você, à Mônica e a toda equipe de alto nível que está fazendo ACADEMIA DA MEMÓRIA, HOMENS E IMORTAIS.

Um grande abraço,

Ronald Almeida

P.S.:
1) Que tal fazer um documentário sobre a obra de Salgado Maranhão?
2) Referências do Relatório de Atividades Exercício 2012 da FNH [disponível no Blog da FNH/MAVAM]
4.1. PROJETO: ACADEMIA DA MEMÓRIA, HOMENS E IMORTAIS.
4.1.1. O que é? [24 Filmes curta-metragem sobre membros da AML]
“A academia da Memória- Homens e Imortais", é uma iniciativa da Academia Maranhense de Letras (AML) em parceria com a Fundação Nagib Haickel através do Museu de Memória Audiovisual do Maranhão. O principal alvo do projeto é a preservação da memória dos acadêmicos de ontem e de hoje. Mostrar para as pessoas todo esse acervo, além da guardá-lo de forma adequada, é de suma importância tanto para o público em geral, quanto para as futuras gerações que terão assim, a oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso passado. Queremos motivar as pessoas e as autoridades para a importância da história de todos. Queremos preservar a memória dos acadêmicos de ontem e de hoje, usando depoimentos de seus contemporâneos e estudiosos da nossa cultura. A parceria com a Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, deu-se através da cessão de equipamentos e espaços, produção e edição dos documentários.
4.1.2.Status do Projeto: Em fase de produção
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário